O que o metaverso significa para Nosso Futuro? Depois da pandemia vem … o metaverso?

O que o metaverso significa?
O que o metaverso significa para Nosso Futuro? – Foto Reprodução: Metaverso Wiki

O que o metaverso significa? o que ele pode mudar em nossa vida?

Embora ainda não tenhamos encontrado soluções para as desgraças existenciais do mundo real, muitos já estão sonhando com a vida em outro lugar. Alguns estão pensando seriamente em construir uma cidade em Marte , enquanto gente como Mark Zuckerberg já mudou para um universo totalmente diferente … sorta. Se gigantes da tecnologia como o Facebook – quero dizer, Meta – e a Microsoft seguirem seu caminho, o futuro estará no chamado metaverso

Esse é o termo amplo para descrever um espaço virtual compartilhado que pode um dia suceder a internet, onde todos nós podemos estar vivendo, trabalhando, jogando e interagindo uns com os outros por meio de dispositivos virtuais e de realidade aumentada. Pense nisso como um “fac-símile digital de como vivemos no mundo físico”, como disse Nate Lanxon da Bloomberg neste guia para iniciantes no metaverso . (Fisicamente, você provavelmente está curvado sobre o escritório em casa que configurou no canto da cozinha durante o bloqueio.

O que o metaverso significa?

Para ser claro, o metaverso ainda não existe – a menos que você conte Animal Crossing como uma versão limitada da grande visão da Big Tech – e o termo até agora equivale a pouco mais do que um chavão. Mas isso não impediu as empresas de fazerem alarde sobre o assunto, especialmente depois que a pandemia acelerou o uso de espaços virtuais de reunião para trabalho e lazer. Isso inspirou pelo menos um grande governo municipal a entrar no movimento, com muitos mais propensos a acompanhá-lo.

Esta semana, Seul se tornou a primeira grande cidade a anunciar que entrará no metaverso, com planos de estabelecer uma plataforma de “comunicação sem contato” até o final de 2022. A plataforma hospedará uma variedade de serviços públicos, locais históricos e eventos culturais que os residentes podem acessar colocando fones de ouvido de realidade virtual. Em 2023, a cidade abrirá seu “Metaverse 120 Center”, que servirá como uma prefeitura virtual onde os residentes se encontram com as autoridades locais (em seus formulários de avatar) para solicitar serviços ou registrar reclamações.

Tudo isso faz parte do “Plano Mestre de Promoção do Metaverso de Cinco anos em Seul” do prefeito, que é anunciado como uma forma de tornar os serviços públicos mais acessíveis a todos, eliminando barreiras como a distância – embora, como Quartz corretamente observa , comprando os fones de ouvido necessários para entrar neste metaverso custará pelo menos $ 300.

O que é metaverso?

metaverso é um universo virtual onde as pessoas vão interagir entre si por meio de avatares digitais. Esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas etc.

Não é surpresa que Seul seja a primeira a tornar públicas suas ambições no metaverso. O governo sul-coreano há muito tempo imagina o futuro das cidades, passando as últimas duas décadas conceituando e desenvolvendo Songdo , sua “cidade inteligente” a partir do zero . A cidade de Seul anunciou planos em 2018 para desenvolver sua própria moeda, a moeda S, a ser usada como método de pagamento para programas sociais financiados pela cidade para funcionários públicos, candidatos a emprego e cidadãos que procuram economizar eletricidade, água e gás.

Os detalhes são escassos no anúncio da cidade, mas fornecem um vislumbre do que o metaverso pode significar para a vida urbana. Segundo alguns relatos especulativos, o sonho idealizado da Big Tech pode significar o fim dos serviços da cidade, como o transporte como o conhecemos, e o surgimento do ” teletransporte virtual “. Por outro lado, o metaverso pode acabar sendo pouco mais do que algumas novas peças de tecnologia de empresas como a Amazon, muito longe da ficção científica distópica que idealizou o metaverso como uma forma de sátira .

Fonte: Bloomberg

O que o metaverso significa para Nosso Futuro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.